sábado, 14 de julho de 2012

Colônia de Sacramento

     Colônia de Sacramento foi fundada no século XVII, quando Manuel Lobo, governador e capitão-mor da capitania do Rio de Janeiro foi enviado pelo Império Português pra desbravar território até onde encontrasse limites naturais. Assim, a expedição acabou alcançando a Bacia do Prata e estabelecendo a então Colônia do Santíssimo Sacramento, cerca de 40km de Buenos Aires, na margem oposta do Rio da Prata.
     Apenas sete meses após estabelecida a fortaleza portuguesa, houve o primeiro ataque espanhol, o que resultou numa disputa de quase cem anos, fazendo com que a cidade fosse parcialmente destruída e reconstruída a cada batalha e trocasse de domínio de tempos em tempos.
     Colônia recebeu, em 1995, o título de Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade, declarado pela UNESCO.


Antiga muralha de Colônia (Foto: Daniel Braga)


Principais pontos turísticos:

Os principais atrativos turísticos de Colônia de Sacramento ficam concentrados no chamado Barrio Histórico, que compreende uma pequena área, repleta de casarões coloniais, em estilo português e espanhol. Um dia é suficiente para conhecer o destino, mas por todo o seu charme e tranquilidade, vale a pena também passar ao menos uma noite (principalmente para os casais apaixonados).

Portão da Cidade (Portón de Campo; City Gate): Recuperado entre 1968 e 1971, conserva os restos da antiga muralha construída pelos portugueses no século XVIII para cercar a cidade (perímetro que delimita hoje o Barrio Histórico). A fortaleza possuía uma única entrada, o portão de armas.

Calle de los Suspiros: Rua tipicamente portuguesa com pavimento original. Possui características especiais da primeira época do período colonial, onde diversos estilos de construção se combinam sem perder individualidade. Atribui-se este nome emblemático, devido às histórias de que nesta rua localizavam-se casas de prostituição.

Calle de los Suspiros (Foto: Daniel Braga)

Casarão em estilo colonial - Calle de los Suspiros (Foto: Daniel Braga)

Plaza Mayor (ou Plaza 25 de Mayo): Uma das principais praças da cidade, existe desde o período de fundação. Originalmente era usada para manobras militares. Em seu entorno ficam várias construções importantes, como: Museu Português, Museu Naval, Farol, Ruínas do Convento de S. Francisco, Casa de Nacarello, Museu Municipal e Casa del Virrey.

Plaza Manuel Lobo (Resgate Arqueológico da Casa do Governador): Praça projetada sobre as antigas fundações da Casa dos Governadores, destruída pelos espanhóis em 1777. As ruínas foram redescobertas em excavações que ocorreram na década de 70.

Basílica do Santíssimo Sacramento: Foi reconstruída diversas vezes ao longo dos séculos, devido a ataques, desmoronamentos e até mesmo a explosão de um depósito de pólvora. Conserva a concepção de uma única nave, muros portugueses de pedra e de ladrilhos. A fachada de azulejos e cúpulas das torres foram recuperadas a partir de 1957.



Basílica do Santíssimo Sacramento (Foto: Daniel Braga)

Muelle de 1866: Inicialmente era maior e contava com um setor perpendicular em sua extremidade sobre o rio. Devido ao desgaste do tempo e ao clima, perdeu parte de sua estrutura original, sendo recuperado em 2001 para acomodar embarcações desportivas.



Muelle de 1866 (Foto: Daniel Braga)


 
Av. Gral. Flores: Principal avenida do centro de Colônia de Sacramento.



Av. Gral. Flores (Foto: Daniel Braga)

Ramblas: Playa El Álamo, Playa Oreja de Negro, Playa El Balneario e Playa Real de San Carlos. Formam uma extenção de aproximadamente 5km costeando o Rio da Prata até a outra extremidade da cidade.



Ramblas de Colônia de Sacramento (Foto: Daniel Braga)

Ramblas de Colônia de Sacramento (Foto: Daniel Braga)

Plaza de Toros: Localiza-se na outra extremidade da Colônia de Sacramento (oposta ao Barrio Historico). Construção em estilo Mouro erguida em 1910. Poucos eventos ocorreram neste local, tendo em vista a proibição das corridas de touros pelo governo em 1912. Atualmente só são permitidas visitas ao lado externo, por risco de desmoronamento.
     Também nesta área da cidade há: o Museu de los Naufragios y Tesoros, Museo Paleontológico e um Hipódromo.



Pôr do Sol no Rio da Prata: Eis aqui o ponto alto da visita à Colônia de Sacramento. O pôr do sol é um espetáculo à parte. É uma daquelas dicas indispensáveis. Ao cair da tarde, sente-se no mirante que há próximo ao Muelle e assista o sol se pôr.



Pôr do sol nas ramblas do Rio da Prata (Foto: Daniel Braga)



Colônia à noite: Depois que anoitece, Colônia é tão pacata quanto durante o dia. Este não é o destino mais indicado para quem busca agitação noturna. Entretanto, a cidade é toda iluminada por lamparinas, fazendo com que os visitantes sintam-se em uma atmosféra semelhante à do século XVII.



Paisagem noturna - Colônia de Sacramento (Foto: Daniel Braga)


Onde comer:

Há uma filial do tradicional Restaurante La Pasiva na Av. Gral. Flores, 444.

Muitas outras opções de restaurantes se encontram espalhados pelas ruas do Barrio Historico. Grande maioria, com ambientes super aconchegantes e ótimos cardápios. Os preços também não costumam ser muito altos. Caminhe e escolha algum.


(Foto: Daniel Braga)

Como chegar:
É possível chegar a Colônia de Sacramento via Buenos Aires (de barco) ou via Montevideo (de ônibus). Tanto o porto, quanto o terminal rodoviário são próximos à zona turística. Ou seja, não é necessário serviço de traslado. Ao chegar, basta caminhar algumas poucas quadras.

Via Buenos Aires - barcos saindo de Puerto Madero:
Buquebus - http://www.buquebus.com
Colonia Express - http://www.coloniaexpress.com
Seacat - http://www.seacatcolonia.com

Via Montevideo - ônibus saindo do Terminal Tres Cruces:
CHADRE - http://www.agenciacentral.com.uy
COThttp://www.cot.com.uy
Turil - http://www.turil.com.uy

Terminal Tres Cruces - http://www.trescruces.com.uy


Transporte dentro da cidade:

Como Colônia é uma cidade relativamente pequena, muitos turistas optam por alugar bicicletas, scooters ou carrinhos de golf para se locomover mais confortavelmente. A maioria das locadoras ficam em frente ao porto/terminal rodoviário ou na Av. Gral. Flores.

Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário